quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os 10 melhores filmes da Década segundo José Geraldo Couto

Desde a minha adolescência leio as críticas de filmes feita por José Geraldo Couto e agora acompanho seus texto em seu Blog. Recentemente ele escolheu os 10 filmes da década e como me identifiquei com boa parte deles, estou postando a sua lista para apreciação dos leitores desse Blog.

Filmes da década

"Falam tanto de décadas que se esquecem do minuto e do milênio", escreveu Caetano Veloso num velho manifesto que ele próprio já deve ter esquecido.

Mas é inevitável, nesse fatiamento convencional que fazemos do fluxo contínuo do tempo, pensar o mundo, e nossa própria vida, em termos de décadas. Agora que estamos terminando o primeiro decênio do século 21, proliferam os balanços e as listas de "dez melhores" (livros, discos, filmes etc.).

Convidado, participei de duas enquetes desse tipo, uma do UOL, outra da revista Bravo!, para escolher os filmes da década. Para provar que o ser humano é volúvel e inconstante (ou pelo menos que eu sou), as listas que mandei para os dois veículos não são idênticas. Mais que isso: depois que enviei a mais recente delas, a do UOL, já mudei de ideia e troquei dois filmes.

Aqui vai, portanto, a minha lista nova e "definitiva". Prometo que não mexerei nela, digamos, pelos próximos 30 minutos. Como brinde de fim de ano e de década, segue abaixo o trailer daquele que seguramente foi o filme menos visto da minha lista (com exceção de Luz nas trevas, que ainda não entrou em cartaz), o impressionante Serras da desordem, de Andrea Tonacci.

Feliz década nova a todos. E aqui vai minha lista:

Dogville, de Lars von Trier (Trailer)

Cidade dos sonhos, de David Lynch (Trailer)

O pântano, de Lucrecia Martel (Trailer)

Jogo de cena, de Eduardo Coutinho (Trailer)

A fita branca, de Michael Haneke (Trailer)

Sobre meninos e lobos, de Clint Eastwood (Trailer)

Serras da desordem, de Andrea Tonacci (Trailer )

Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (Trailer)

Elogio do amor, de Jean-Luc Godard (Trailer)

Luz nas trevas, de Helena Ignez e Ícaro Martins (Trailer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário