segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Entrevista com Sofia Coppola

Diretora e roteirista fala sobre seu mais novo filme - e um pouco sobre Encontros e Desencontros

Durante a última década, Sofia Coppola construiu uma reputação como roteirista e diretora de Virgens Suicidas, Encontros e Desencontros e Maria Antonieta. Embora cada um destes filmes cubra assuntos e gêneros bem distintos entre si, eles estão todos unidos pelo estilo único de Sofia. Agora, ela está de volta com seu novo filme, Um Lugar Qualquer (Somewhere), que é sobre a relação entre um ator de primeira linha que está se perdendo em uma vida de excessos, e sua filha de 11 anos. Em uma conversa com o nosso correspondente em Los Angeles, Steve Weintraub, editor do site parceiro Collider, ela falou sobre a cena final de Encontros e Desencontros e seu processo de criação. Veja:

Na verdade, eu sou um grande fã do seu trabalho.

Sofia Coppola: Obrigada.

Antes de falarmos deste novo filme, eu quero ter certeza que não vamos estourar seu tempo, mas tenho que perguntar sobre Encontros e Desencontros. É algo que, como fã representando outras pessoas, espero que não tenham perguntado ainda. Fizeram uma edição por conta própria do final. O que você achou do resultado?

Sabe, eu nunca vi essa versão, só ouvi falar das pessoas querendo descobrir o que ele fala. É engraçado, porque quando eu escrevi nunca pensei que seria algo tão relevante e que as pessoas comentariam.

Porque tem um cara que aumentou o volume daquela cena... e mesmo assim tem muitas controvérsias se aquele é o diálogo verdadeiro ou se alguém inventou. Vocês gravaram aquele áudio e então abaixaram ou?...

Bom, tem algumas versões. Mas quero deixar para lá, não quero investigar sobre isso.

Não tocarei mais no assunto. Passando para o seu excelente novo filme...

Obrigada.

Você filmou no Chateau Marmont. Eu já estive lá e diria que é um hotel para poucas pessoas. Foi dificil tentar convencê-los a deixar você fazer um filme lá?

É, eles não permitem muitas filmagens, mas eu sentia que era lá que tínhamos que filmar porque era o lugar onde um cara desses viveria. Por sorte eu conhecia o gerente e o dono há muitos anos, então quando eu mandei o roteiro eles me deixaram filmar lá porque sentiram que era um retrato fiel do lugar. Fiquei feliz por filmarmos no lugar de verdade.

Quando você está escrevendo um roteiro, você já tem atores em mente? Ou quem sabe para este projeto você já tinha essas pessoas em mente?

Eu já tinha o Stephen em mente, eu acho que ajuda pensar em um ator. Então eu pensava nele. Mas eu não conhecia a Elle até iniciarmos a produção. Mas eu tinha a filha de um amigo na cabeça que foi como um molde para Cleo.

Eu estou bem curioso: você é do tipo de cineasta que tem uns quatro roteiros esperando na sua mesa? Ou você é do tipo que faz um projeto por vez, se foca bastante e é só isso que você faz?

É, normalmente eu faço um de cada vez. Às vezes escrevo mais de uma coisa... Eu escrevi Encontros e Desencontros e este filme ao mesmo tempo, e ficava me alternando entre eles. Mas quando decido em que vou trabalhar eu me foco apenas naquilo.

E a pergunta importante é: quantos Johnny Marco você conhece?

Eu conheço vários caras que juntando formam o Johnny Marco em sua forma única. Ele é baseado em umas doze pessoas.

E mais uma coisa: seus filmes têm uma energia única, uma edição e atmosfera ímpares. Quanto disso está no roteiro e quanto você cria no set?

Eu tenho uma ideia de como será quando eu sento para escrever. Então tudo está mais ou menos planejado no roteiro e se aproxima de como fizemos o filme.

E isso me leva a perguntar das cenas excluídas. Quando você monta seu filme eu imagino o quão desafiador é colocar tudo junto e dar um ritmo. Muita coisa acabou sendo deixada de lado?

Não, neste filme não. O roteiro era bem sucinto, usamos a maior parte dele. Na ilha de edição buscamos apenas o ritmo, o timing, sabe? Tentamos balancear o quanto podíamos segurar uma coisa até fixar sem ficar exagerado.

E quanto às sessões teste? Você faz muitas exibições ou?...

Não, as pessoas tendem a comparar os filmes a outros mais tradicionais. Eu acabo mostrando para alguns amigos, mas não faço testes.

Tenho que perguntar: Em que você está trabalhando agora? Queria muito saber disso.

Obrigada. Eu estou focando neste filme, estou muito empolgada com o lançamento e então tirarei uma folga e voltarei a escrever. Não sei ao certo o que farei a seguir.

Normalmente tem um espaço longo de tempo entre seus filmes e estou curioso para saber se será longo ou se você acha que vai ser rápido?

Quero voltar a escrever. Na última vez eu tive um bebê então tirei o ano para ficar com ela. Então foi um espaço maior. Quero voltar a trabalhar, mas eu levo um tempo para me organizar.

Legal. Tenho que encerrar, mas foi um prazer te conhecer.

Obrigada.

Muito obrigado.

Um Lugar Qualquer estreia nesta sexta, 28 de janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário