sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

The Daily sai do papel para o iPad

O magnata da mídia Rupert Murdoch lançou nesta quarta-feira (2/2), em Nova York, seu esperado jornal criado especialmente para o iPad. O presidente da News Corp, que completará 80 anos em março, esteve acompanhado na cerimônia do vice-presidente de serviços de internet da Apple, Eddy Cue. Josh Halliday [The Guardian, 2/2/11] fez uma cobertura online do evento, com informações do jornal e comentários de especialistas.

A assinatura do The Daily custará US$ 0,14 ao dia, US$ 0,99 por semana ou US$ 39,99 ao ano. Serão publicadas até 100 páginas por dia em seis temas – notícias, esportes, fofoca e celebridades, opinião, artes e aplicativos e games. A maior parte pode ser compartilhada online, por meio de redes sociais como Twitter e Facebook. "Acreditamos que o The Daily será o modelo de como as matérias são contadas e consumidas na era digital", disse Murdoch. "Novos tempos requerem um novo jornalismo. O desafio é usar o melhor do jornalismo tradicional e combiná-lo com o melhor da tecnologia contemporânea".

As primeiras duas semanas serão gratuitas para os assinantes, por meio de um patrocínio da Verizon e outros parceiros. O The Daily será exclusivo para o iPad, não existindo produto impresso ou em outra versão móvel. Segundo Cue, já foram feitos downloads de mais de 200 milhões de aplicativos de notícias no iPad.

Investimento

O conteúdo do novo jornal terá material original produzido por uma equipe de cem jornalistas, além de conteúdo adicional de jornalistas de veículos como Atlantic, New Yorker, AOL, New York Times e títulos da News Corporation como Wall Street Journal, New York Post e Dow Jones.

Na opinião de Jason Jenkins, editor de tecnologia da CNET Reino Unido, é a primeira vez que algo é criado, nesta escala, especialmente para o iPad, com um grande investimento em equipe. "Estamos esperando um aplicativo que tenha fotos de alta qualidade e vídeos. Ninguém pode dizer se o The Daily irá atrair uma audiência significativa pagante para cobrir os custos de cobertura, mas será interessante ver como isto vai se desenrolar", afirmou. Jeff Jarvis, comentarista de mídia, questionou a viabilidade econômica da iniciativa. Segundo Murdoch, serão precisos 800 mil leitores para tornar o The Daily viável. Foram investidos US$ 30 milhões no desenvolvimento do jornal. Um vídeo com a apresentação da iniciativa está disponível em TheDaily.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário