sábado, 15 de outubro de 2011

Romance explora o medo da morte aos 27

Estreia do músico Kim Frank na literatura trata da idade maldita na carreira de astros do rock

MARCIO AQUILES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A morte de Amy Winehouse, em julho deste ano, voltou a chamar a atenção do mundo para a idade maldita na carreira de vários ídolos da história do rock: 27 anos.
Antes disso, em 2007, o músico alemão Kim Frank, líder da extinta banda Echt, iniciou a escrita de seu romance de estreia, "27", publicado agora no Brasil pela editora Tordesilhas.
Assombrado pela macabra coincidência que levou os músicos Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain, entre outros, a morrerem com essa idade, o protagonista Mika desenvolve uma obsessão de que ele seria o próximo a entrar no "clube dos 27".
Sua compulsão faz com que ele enxergue o número -ou qualquer combinação matemática dele- em momentos importantes de sua vida.
A narrativa segue o caminho oposto ao do tradicional "Bildungsroman" (romance de formação) alemão, já que, em vez trilhar o processo de aprendizado de um jovem, a obra mostra sua paranoica espera pela morte.
Aos 18 anos, o personagem torna-se o compositor e vocalista de uma banda com o sugestivo nome "Fears" (medos, em inglês).
A partir daí, Mika vivencia uma série de clichês comuns à vida do autor e das estrelas do rock: primeiro show arrasador, capa da revista "Rolling Stone", consumo de drogas, escândalos sexuais, brigas com a banda etc.
"Algumas passagens foram inspiradas em minha experiência pessoal com a indústria fonográfica. Mas Mika reage ao seu modo às situações, de acordo com suas características peculiares e excêntricas", afirma Frank.
A maior qualidade do livro é conseguir deslindar os meandros de uma mente psicótica por meio de uma narrativa em primeira pessoa sem preciosismos de linguagem ou metáforas desnecessárias.
"A velocidade e as mudanças de ritmo da narrativa refletem as transformações na vida de Mika à medida que ele desenvolve seu medo e fica mais famoso", diz Frank.
Apesar de abusar do lugar-comum em diversos trechos, o livro consegue prender o leitor com os devaneios e as peripécias do narrador.

27
AUTOR Kim Frank
EDITORA Tordesilhas
TRADUÇÃO Eduardo Simões
QUANTO R$ 34,90 (215 págs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário