sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Inventor do pen drive faz nova aposta

Inventor do pen drive faz nova aposta

Inventor do pen drive faz nova aposta
Autor(es): João Luiz Rosa
Valor Econômico - 12/11/2010

Essa história daria um filme. Em 1998, o israelense Dov Moran assistia a uma palestra nos EUA quando percebeu a aflição de alguns executivos que não conseguiam transferir informações de um notebook para outro. "Pensei: tenho que criar alguma coisa para facilitar isso", conta Moran, que é engenheiro elétrico. Dois anos depois, sua invenção começou a ser vendida pela IBM, um aparelhinho que parece um chaveiro - o pen drive.

Os primeiros pen drives custavam US$ 50, mas hoje são tão banais que viraram um brinde mais barato que os chaveiros. A criação de Moran aposentou os disquetes e se tornou tão importante que sua empresa, a M-Systems, acabou sendo comprada pela americana SanDisk por US$ 1,6 bilhão.

Esse poderia ser o epílogo do filme, com uma cena mostrando Moran dirigindo um iate nas ilhas gregas. Mas o executivo vive em um cenário bem diferente. Vai diariamente aos escritórios em Kfar-Saba, em Israel, sede do seu novo negócio - a Modu, uma fabricante de telefones celulares.

A nova aposta do engenheiro Moran, hoje com 54 anos, é na simplicidade. Ele criou um celular que tem uma única finalidade: telefonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário