domingo, 12 de setembro de 2010

Claude Chabrol

Claude Henri Jean Chabrol (Paris, 24 de Junho de 1930 - Paris, 12 de setembro de 2010) foi um diretor de cinema, produtor de filmes, ator e roteirista francês,

Durante a Segunda Guerra Mundial , Claude Chabrol passou sua juventude em Sardent (departamento da Creuse), para onde enviaram-no seus pais, farmacêuticos de profissão. Fez estudos de direito logo depois, durante os quais conheceu Jean-Marie Le Pen, e participou do lançamento da Nouvelle Vaguefrancesa, ao lado de François Truffaut e Jacques Rivette, seus colaboradores nos Cahiers du cinéma.

Nesta revista fundada por André Bazin e Jacques Doniol-Valcroze, foi daqueles que defenderam a política dos autores, publicando com Éric Rohmer em 1957, um livro sobre Alfred Hitchcock, o cineasta que soube impor seu estilo ao sistema de Hollywood.

Neste ínterim, casou-se com Agnès, rica herdeira que lhe ajudou a financiar a criação da sua empresa de produção. Esta começou com um filme de curta-metragem de J. Rivette, Le Coup du berger, com o ator Jean-Claude Brialy. Em 1959, dirigiu seu primeiro filme, Le Beau Serge, em Sardent, filme que se tornou o manifesto inicial da Nouvelle Vague.

Divorciou-se cinco anos depois para casar com a atriz Stéphane Audran, começando uma frutuosa colaboração até se separarem, em 1980. Durante este período, tornou-se um especialista da análise da burguesia francesa, criticando com veemência um conformismo servindo para dissimular a efervescência de vícios e de ódios.

Nos anos 60, fez uma séria de obras memoráveis, como Os Primos, Entre Amigas, As Corças e O Açougueiro.

O sucesso comercial de Os Primos permitiu-lhe criar a AJYM, produtora que financiou filmes de Eric Rohmer, Jacques Rivette e Philippe de Broca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário